Aquecedor Solar de Água Campinas

Aquecedores Solares Campinas

Você já deve ter se perguntado como funciona um sistema de aquecimento solar. Bom, eu pelo menos já e fui pesquisar sobre o assunto e descobri que o sistema mais básico de aquecimento de água através da energia solar é constituído de coletores solares, as chamadas placas, além do boiler como é mais comumente chamado o reservatório térmico, que é onde fica armazenada a água.

As função das placas

Elas são as responsáveis em absorver a da radiação da luz solar. Este calor é transferido para a água que circula dentro das tubulações internas de cobre da placa.

O boiler (reservatório térmico)

Este é o recipiente utilizado para realizar o armazenamento da água já aquecida. São compostos por cilindros de cobre, inox ou polipropileno e são isolados com poliuretano. A caixa de água fria é quem faz o processo de alimentar o reservatório térmico do aquecedor solar e tem a função de o manter sempre cheio.

Em sistemas padrão a água circula entre os coletores e o reservatório térmico por um sistema chamado termossifão, onde a água dos coletores se torna mais quente que a água no reservatório. Desta forma a água fria faz o processo de empurrar a água quente gerando a circulação. Este é o sistema chamado de natural ou termofissão.

A circulação da água também pode ser realizada através de motobombas em um processo nomeado de circulação forçada ou bombeado, e são comumente usados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Aliás, o aquecimento de piscina com luz solar é muito útil e econômico e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Onde comprar

Se você está procurando por aquecedor solar em Campinas ou região nós recomendamos a Solar & Cia (19 3324 6542) e também a Raios Aquecedores e Piscinas (19 3201-0764)